Uncategorized

Vantagens de atender pelo WhatsApp

Por: , setembro 25, 2020

O WhatsApp é um aplicativo que se popularizou muito nos últimos anos. Não demorou muito para que as empresas enxergassem nele um grande potencial para negócios e também para melhorar o relacionamento com seus clientes, com muita agilidade e eficiência, por sinal. Confira as principais vantagens de atender pelo WhatsApp e descubra como subir o seu processo de atendimento para um próximo nível. 

WhatsApp Business API: a evolução do WhatsApp para empresas

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais famosos do mundo, e ganha mais usuários a cada dia. Só no Brasil, em 2019, haviam mais de 120 milhões de pessoas usando o aplicativo. Desse volume de usuários, 99% afirmam acessar o aplicativo todos os dias.

A MessengerPeople realizou um estudo (2018) em parceria com a instituição alemã YouGov e apontou que os consumidores estão preferindo se comunicar com as empresas por meio de aplicativos de mensagens. 

A boa notícia é que a maioria dos chamados dos consumidores são repetidas constantemente cerca de 80% das vezes, segundo o estudo. Isso significa que a maioria dos desafios apresentados pelos usuários podem ser solucionados de forma automatizada. 

Dessa forma surgiu o WhatsApp Business API, uma evolução do aplicativo de mensagens original. Ele oferece recursos como chatbots inteligentes e integração com outros sistemas que permitem automatizar as interações com o cliente. 

WhatsApp nas empresas: Quais as principais vantagens? 

O WhatsApp Business API é uma ótima ferramenta para solucionar dúvidas frequentes que surgem durante a jornada do seu cliente de forma automatizada e até personalizada. Ele é ideal para absorver um grande volume de dúvidas e demandas constantes. 

Com a implantação de chatbots e inteligência de dados, é possível oferecer um atendimento mais rápido e eficiente para o seu cliente, como: 

Interação ágil 

O atendimento via WhatsApp, com integração de um software adequado, oferece respostas rápidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele amplia a eficiência da operação de venda e pós-venda, pois coloca o cliente no centro das decisões. 

Economia de tempo e recursos

Com a implantação de chatbots e inteligência de dados, você economiza tempo da sua equipe e pode aplicar seus esforços em outras atividades. Ter um atendimento otimizado e rápido a todo momento também influencia nos lucros, visto que o seu cliente estará engajado com a marca e novos entrando a todo momento. 

Resgate do histórico de cada cliente 

Ninguém gosta de ter que repetir sua dúvida centenas de vezes até ter sua solução. Com o histórico do cliente arquivado, é possível identificar os desafios apresentados anteriormente. Seu cliente com certeza se sentirá especial e ficará satisfeito com a agilidade. 

Comprometimento e melhora no relacionamento com o cliente

O WhatsApp está presente no cotidiano das pessoas. Poder interagir com o seu cliente através desse canal significa estar mais próximo e presente no seu dia a dia. É uma ótima ferramenta para melhorar o relacionamento entre a empresa e o consumidor, além de demonstrar comprometimento da marca. 

Otimização contínua e melhora do desempenho através de relatórios

Por conta da agilidade e do atendimento personalizado, o WhatsApp é uma das melhores alternativas quando o objetivo é fazer com o que o cliente deseje voltar a adquirir seus produtos ou serviços, além de estimular indicações para outras pessoas. 

Com um software eficiente, é possível obter relatórios de desempenho e adequar a interação com os clientes, ou seja, é possível aperfeiçoar constantemente. 

WAAP: WhatsApp Business API da Interaxa

Segundo dados coletados pela SEBRAE, o WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte. Esse número demonstra que a sua empresa não pode ficar para trás nessa inovação. 

Nós, da Interaxa, somos um dos maiores especialistas do mundo e referência em atendimento, segundo o próprio WhatsApp. Também fomos uma das primeiras empresas homologadas pelo Facebook no Brasil.

Entendemos que não adianta só atender no aplicativo, é necessário oferecer a melhor experiência aos clientes. Por isso, desenvolvemos o WAAP, WhatsApp Business API da Interaxa, a solução que nasceu para alavancar o processo de atendimento via WhatsApp do seu negócio.

Entre em contato conosco para que um de nossos especialistas possa demonstrar como essa solução poderá levar o processo de atendimento via WhatsApp da sua empresa para um próximo nível.