Uncategorized

WhatsApp Business API: conheça o melhor canal de atendimento para sua empresa

Por: , setembro 15, 2020

Só no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas utilizando o WhatsApp. No mundo, já se contabilizam mais de 2 bilhões de usuários ativos que usam o aplicativo para se conectar com pessoas e empresas. 

Por causa disso, esse canal de comunicação se tornou indispensável para os negócios. Afinal, se o seu cliente está lá, faz todo o sentido a sua empresa também fazer parte disso. O WhatsApp Business API foi lançado justamente para permitir que as empresas explorem esse potencial de comunicação da melhor forma. Confira! 

WhatsApp: por que é tão importante para o seu negócio? 

Se você quer conquistar e fidelizar o seu cliente, precisa estar onde eles estão. O consumidor está cada vez mais exigente com os canais de atendimento e querem que seus problemas sejam resolvidos de forma rápida e sem burocracia. 

Só para se ter ideia, o WhatsApp tem uma taxa de abertura de 70%, o que significa que existe uma grande possibilidade do cliente abrir a sua mensagem.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Global Mobile Consumer Survey Brasil em 2019, afirma que 81% dos brasileiros acessam o WhatsApp pelo menos uma vez a cada hora. E, segundo o Grupo Croma, 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial do smartphone.

Mais do que o alto volume de usuários, o WhatsApp ainda permite que as empresas mantenham um relacionamento mais próximo, pessoal e mais humanizado com os seus clientes. E isso só fez com que essa ferramenta se tornasse ainda mais poderosa para o mercado. 

O que é WhatsApp Business API? 

O WhatsApp Business API foi lançado no dia 1° de agosto de 2018 com o objetivo de atender principalmente a alta demanda de clientes das empresas de médio e grande porte. Com apenas um ano de existência, o WhatsApp Business já havia alcançado a marca de 5 milhões de usuários. 

Com tantos contatos vindos de diferentes regiões, e claro, com um consumidor cada vez mais exigente e impaciente, era necessária uma tecnologia que permitisse automatizar grande parte dessas mensagens de forma rápida e eficaz. 

Com o WhatsApp Business solution, é possível integrar plataformas, como chatbots, para otimizar o tempo e consequentemente melhorar o atendimento ao seu cliente. 

Principais Funções do WhatsApp Business API

Como dissemos anteriormente, a principal função WhatsApp Business API é integrar o aplicativo de mensagens a outros sistemas como chatbots, sistemas de controle logístico, softwares de gestão, entre outros. O objetivo é tornar um canal de atendimento viável de qualidade. 

A API permite que o fluxo de comunicação seja constante e suporte toda a base de contato, trazendo inovação ao longo de toda a jornada de pré e pós-venda. 

Por ser um canal de uso bastante pessoal, é uma caminho para as empresas melhorarem o relacionamento com o cliente, tornando-o mais próximo e fiel à sua marca. 

Além de aumentar a escalabilidade, essa integração proporciona relatórios de conversa e desempenho e ainda permite um atendimento híbrido (com bots e atendentes humanos).

Benefícios do  WhatsApp Business API

Melhora o relacionamento com o cliente

Por ser um canal muito utilizado, é um serviço interessante para os seus clientes. Por causa da automação das conversas, é um meio de comunicação mais rápido e que dá autonomia ao consumidor. A proximidade também é importante, pois o cliente sabe que está sendo ouvido e tendo a solução que ele espera. 

Mais escalabilidade

O WhatsApp Business API permite que as empresas atinjam um maior número de clientes e consigam atendê-los ao mesmo tempo. O resultado? Mais clientes satisfeitos! 

Oportunidade de marketing

Ok, vendas e abordagens promocionais diretas ainda não são permitidas pelo aplicativo. Mas existem muitas abordagens criativas e não invasivas que podem ajudar a qualificar o lead e fidelizar o cliente. Mesmo que não seja um canal direto de vendas, ele pode dar suporte às estratégias de marketing. 

Relatórios de desempenho 

Com o WhatsApp Business API é possível obter relatórios de uso, métricas, estatísticas, avaliações de performance, satisfação dos clientes e muito mais. Com esses dados em mãos, é possível desenvolver melhorias constantes e ampliar os resultados da sua empresa. 

Como integrar o WhatsApp Business API?

Para integrar o WhatsApp Business API, você precisa de uma plataforma de integração e profissionais capacitados para efetivarem a implantação. 

A boa notícia é que nós, da interaxa, temos a solução que você precisa. De acordo com o próprio WhatsApp, somos os maiores integradores de WhatsApp do mundo.

Além de contar com a parceria Gold da Genesys, onde oferecemos as principais plataformas Omnichannel, front end, automação, bots e sistemas sob medida para a sua operação.

Assim, você consegue integrar o WhatsApp a diferentes sistemas e estar presente em um dos canais de comunicação mais usados pelos seus clientes! 

Não fique para trás e converse conosco para integrar esta solução na sua empresa. Os seus clientes vão adorar a novidade. 

Gostou deste artigo? Deixe suas sugestões ou dúvidas nos comentários. Compartilhe também em suas redes sociais.