Uncategorized

Omnichannel: quais as vantagens para o atendimento?

Por: , setembro 10, 2020

Quantos aplicativos de redes sociais você tem em seu celular? Provavelmente a sua resposta foi maior que 5, o que te coloca junto com 66% da população brasileira, o que se refere a mais de 120 milhões de pessoas. 

O comportamento do consumidor mudou. Atualmente, é possível encontrá-lo em diversos canais, e sua exigência é ainda maior. Seu desejo é encontrar um atendimento que saiba suas dores, seu histórico de compras e que esteja disposto a resolver seu problema apenas uma interação. 

Mas, como suprir essa necessidade?

Como garantir um bom atendimento ao cliente de forma integrada? 

Nós temos a resposta: com o Omnichannel! 

O que é Omnichannel? 

Como o próprio nome já diz, Omnichannel é uma estratégia integradora que engloba diversos canais de comunicação. 

Se seu cliente está em diversos canais, então a sua empresa também precisa estar. Um atendimento fluido e integrado pode estreitar a relação do consumidor com a marca, levando-o à fidelização. 

É fundamental que a experiência de compra do seu consumidor seja excelente, e com um atendimento Omnichannel as chances disso acontecer são ainda maiores. 

Quais os benefícios de adotar uma estratégia Omnichannel? 

O relacionamento com o cliente é um dos principais pilares de uma empresa. Por isso, é preciso ter um atendimento cada vez mais integrado em todos os canais e ter uma presença digital forte nos meios de comunicação. 

Clientes satisfeitos podem gerar mais vendas, já que eles têm mais chances de se fidelizarem e recomendarem a sua empresa para outras pessoas. 

Ao deixar os clientes satisfeitos, sua empresa pode melhorar os serviços oferecidos, as vendas e a imagem da sua marca. 

Com essa estratégia, o atendimento ao cliente fica concentrado em vários pontos, o que dá a ele uma experiência mais completa e integrada do seu produto ou serviço. 

Atualmente, a internet é um fator decisivo para o cliente realizar a compra. Segundo um estudo realizado pela Deloitte, 56% de todas as vendas do varejo passam por alguma influência de canais digitais.

Muitos consumidores fazem uma pesquisa online antes de ir para a loja física por exemplo, para que a experiência do cliente seja mais integrada e assertiva. Uma pesquisa da Salesforce revelou que o consumidor geralmente tem entre 6 a 8 pontos de contato com uma marca antes de se tornar cliente. 

Além disso, ainda segundo a Salesforce, 80% dos clientes dizem que a experiência fornecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

Seja na rede social, nos canais de venda ou na pós-venda. Uma boa experiência é a garantia de que seu cliente irá voltar para a sua empresa. 

Ter uma comunicação unificada, personalizada e focada na resolução de problemas possibilita mais opções ao seus clientes, essa é a chave de ouro!

Uma pesquisa da enVista, publicada na revista Consumidor Moderno, mostra que mais de 70% dos consumidores escolhem marcas que possuem experiências Omnichannel. 

Para que o envolvimento do consumidor com a marca seja agradável, a personalização, a mobilização e a sincronização são pilares essenciais que mostram a atenção dada aos clientes, tornando a sua experiência de compra num formato exclusivo, atendendo suas necessidades onde estão, no canal que preferirem e quando quiserem.

Isso é poder de escolha! (O famoso “só tem Pepsi, pode ser?”). 

A mesma pesquisa mostra que 72% das pessoas optam por serviços e marcas que oferecem atendimento personalizado. Ou seja, investir em Omnichannel é a solução para que as expectativas dos clientes sejam alcançadas com sucesso.

A Leroy Merlin cresceu suas vendas em 65% nas lojas físicas com o Omnichannel. Segundo uma pesquisa da Raccoon, 76% dos consumidores que fazem uma busca online visitam a loja no mesmo dia. Já 69% das pessoas pesquisam online antes de comprar um produto.

Isso mostra o quanto o online e o físico estão atrelados quando falamos da era digital, da experiência do cliente e do aumento de vendas, independentemente do formato! 

O atendimento ao cliente é o primeiro ponto de partida para a satisfação com a marca. Cada cliente tem um jeito, uma preferência e manias. Cabe a equipe de Customer Success entender a demanda deles e proporcionar a melhor jornada possível. 

Sua empresa já é Omnichannel? Você já utiliza dessa estratégia para garantir a melhor experiência possível para seus clientes? 

Ainda não? Então saia na frente e conheça a solução Omnichannel da Interaxa. 

Não perca mais tempo e eleve o seu negócio.

Join the revolution!